Artigo publicado originalmente aqui.
O grupo Quarteto Sonoro é a atração de hoje do projeto “Secretaria de Cultura convida” às 20h30, no Teatro Municipal “Lulu Benencase”, em Americana. O quarteto é formado pelos músicos Daniel Allain (flauta), Liliana Bollos (piano), Sérgio Schreiber (violoncelo) e Fernando Corrêa (violão e arranjos). A entrada é franca.
O quarteto apresentará obras de Villa-Lobos, Jacob do Bandolim, Edu Lobo e Tom Jobim a Bororó, Toninho Horta, Chico Buarque, Fernando Corrêa e John Lennon e Paul McCartney.
É o músico Fernando Corrêa que explica a união entre a música popular e a clássica. “Aparentemente muito distantes, os universos musicais da música popular e da música clássica podem se mostrar mais flexíveis e integrados se forem executados de forma séria, mas descontraída, elaborada, porém leve”, afirmou o músico Fernando Corrêa.
E a pianista Liliana Bollo completa. “Encontros inesquecíveis dos jazzistas Chick Corea e Joe Jawinul com o pianista clássico Friedrich Gulda, por exemplo, ou do pianista Claude Bolling com o flautista Jean-Pierre Rampal, servem de base para música executada pelo Quarteto Sonoro”, resume Liliana.
Composições conhecidas do grande público como “Da cor do pecado”, “Doce de Côco” e “Chovendo na roseira” fazem parte do repertório. Também mesclaram músicas do quarteto como “Chorinho pra ela” e “Presente de aniversário” de Fernando Corrêa e “Chorinho sem choro” de Liliana Bollos, mostrando diversidade e riqueza da música brasileira.
No show de hoje o Quarteto Sonoro apresentará “Presente de Aniversário” e “Chorinho pra Ela” (de Fernando Corrêa); “Chorinho sem Choro” (de Liliana Bollos); “Chovendo na Roseira” (Tom Jobim); “Olha Maria” (Tom Jobim/Chico Buarque e V. Moraes); “Bons Amigos” (de Toninho Horta e Fernando Brandt); “Bachianas Brasileiras nº 5” (Villa-Lobos); “Doce de Côco” (Jacob do Bandolim); “Da Cor do Pecado” (de Bororó); “Choro Bandido” (de Edu Lobo e Chico Buarque) e “A Hard Day’s Night” (de John Lennon e Paul McCartney).
O grupo já se apresentou no Museu da Casa Brasileira (2006), no Festival de Inverno de Ouro Preto (2007), no SESI Música 2007 (Franca, Rio Claro e Araraquara), nos Sesc Pompéia e Itaquera e foi contemplado por meio do edital Programa de Ação Cultural 2009 da Secretaria de Estado da Cultura para circulação de shows no estado de São Paulo.
Da Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, o projeto “Sectur Convida” promove espetáculos de qualidade para a cidade. “São eventos diversos que envolvem a arte em geral. São shows de música, dança ou teatro que têm qualidade”, disse o secretário de Cultura e Turismo de Americana, José Vicente De Nardo, por intermédio da assessoria.
O interesse de aliar a alta música instrumental brasileira, popular e erudita, os quatro músicos, todos com formação erudita – sendo três deles com formação e atuação na música popular -, se uniram para elaborar um repertório variado, explorando as potencialidades musicais de cada instrumento e de cada instrumentista.
“O nome ‘Sonoro’ denota um pouco esta sonoridade tão especial que o quarteto busca, no convívio harmonioso entre violão, piano, flauta e violoncelo com os arranjos do violonista Fernando Corrêa, escritos especialmente para o grupo”, afirma Sergio.
No comments